NIÓBIO CASH, UMA CRIPTOMOEDA BRASILEIRA - Alguns chamando de Moeda Bolsonaro

moedas virtuais -brasilcoin-bolsocoin-moeda virtual brasileira
Não podemos negar que 2017 foi um ano sensacional para as criptomoedas, no mundo e no Brasil. Um assunto que não era muito conhecido no país se tornou foco de muitas pessoas, sejam investidores, estudiosos ou apenas curiosos. Mesmo assim, o mercado brasileiro ainda está dando seus primeiros passos no mundo das criptomoedas.
Nosso querido país já debutou algumas moedas no mercado, sendo a mais recente o Nióbio Cash, um projeto que pretende não apenas ser um instrumento financeiro ou uma simples ferramenta de especulação, mas que pretende encorajar a produção e pesquisa brasileira do Nióbio, um minério importante utilizado na indústria siderúrgica e fundamental para a indústria de alta tecnologia.

DO BYTECOIN AO BRASIL

O Nióbio Cash foi desenvolvido com base no Bytecoin (que também deu origem ao Monero), e possui algumas das características fundamentais das criptomoedas: segurança por criptografia, anonimato nas transações, descentralização e a capacidade de ser minerado. O principal diferencial do projeto, de acordo com o white paper, é a “divulgação e a valorização da identidade e das riquezas nacionais“.
O projeto não consiste em um token em outro blockchain, e sim, uma criptomoeda totalmente nova. Com um suprimento máximo de 336 milhões de NBR e um tempo médio de mineração de bloco de 2 minutos, a criptomoeda segue a proposta de deflação, que faz com que seu valor aumente ao longo do tempo.
Marconi Soldate, criador do projeto, falou um pouco sobre o Nióbio em uma entrevista à DowBit Brasil:
“(o NBR) tem atraído muitas pessoas interessadas em entender o que é uma criptomoeda. Optamos pela segurança de um código já robusto, que está rodando há alguns anos.”

UMA RIQUEZA BRASILEIRA

Além de buscar expandir o conhecimento do mercado brasileiro em relação às criptomoedas e seus benefícios, o Nióbio Cash traz consigo um foco interessante: a pesquisa do potencial do minério Nióbio. Em 2014, o Brasil foi responsável por 94% da produção mundial do minério e cerca de 98% das reservas mundiais se encontram nas terras tupiniquins.
O problema, entretanto, é que o metal é facilmente substituível por outros em alguns processos industriais, e quando não é, basta uma pequena quantidade de nióbio. A principal desvantagem brasileira, é que não possuímos tecnologia para explorar completamente as capacidades do minério, e somos forçados a exportá-lo na forma de uma liga de ferro e nióbio (ferronióbio) composta de 2/3 de nióbio e 1/3 de ferro. Isso impede que o Brasil desenvolva e venda produtos mais sofisticados que usam o nióbio (como supercondutores).
A proposta do projeto Nióbio Cash é usar metade dos lucros advindos dos grupos de mineração da criptomoeda na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o nióbio. Marconi explicou:
“(…) resolvemos partir para um diferencial de vincular a moeda à pesquisa das potencialidades das riquezas do país, em especial o nióbio. 50% da arrecadação líquida (da mineração da criptomoeda) será para esse propósito. (…) a proposta do Nióbio Cash é ser a porta de entrada do brasileiro no mundo das criptomoedas e, em conjunto, ajudar a divulgar e valorizar as riquezas naturais do país. Esse aspecto nacionalista da moeda, utilizando a bandeira nacional, é um diferencial.”

O MERCADO DA CRIPTOMOEDA NIÓBIO CASH

O projeto ainda está em suas etapas iniciais, mas negociações sobre a possibilidade de ser listado em algumas corretoras já estão ocorrendo e Marconi aponta a dificuldade gerada pela desconfiança em relação à criptomoedas brasileiras após o caso da Kriptacoin:
“Um dos apoiadores do Nióbio Cash me passou hoje o contato com a Braziliex. Tive uma conversa com eles e me pareceram bem interessados. Depois do Kriptacoin, fica todo mundo com um pé atrás com moedas brasileiras. Então, no contato inicial, o que procurei mostrar é que o Nióbio Cash é uma moeda de verdade e não golpe ou pirâmide”.
De acordo com ele, o objetivo é permitir que as pessoas troque diretamente moeda fiat por NBR, sem a necessidade de antes comprar Bitcoins para poder trocá-los por Nióbio Cash.
Marconi concluiu dizendo:
“Quanto mais bagunçado o governo, mais importante é a invenção da criptomoeda. Ela possibilita que as pessoas se defendam da irresponsabilidade dos governos. Isso é o mais importante. E o primeiro país que criar ou adotar uma criptomoeda com parâmetros honestos e permitindo claramente a sua aceitação de maneira geral, irá sair em vantagem.”
Teremos de esperar para ver o que o futuro aguarda para o projeto, mas é possível supor que o grande número de pessoas que vêm se informando sobre ele garantirá que o Nióbio Cash consiga tempo para desenvolver e implementar novas características e se destacar no mercado nacional e talvez até no internacional. Será que o apelo nacionalista do Nióbio Cash será sua grande vantagem? Continuaremos a acompanhar o projeto. Deixe sua opinião sobre o NBR nos comentários ou na nossa página no Facebook. "Fonte: DowBit"

Comentários

Anterior Proxima Página inicial